Cúpula A.Latina-UE apóia iniciativa brasileira a favor do Haiti

Lima, 16 mai (EFE).- A 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (LAC-EU, na sigla em inglês) realizada hoje em Lima apoiou uma iniciativa proposta em conjunto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe do Governo espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero, encaminhada para constituir um programa de assistência urgente para o Haiti, cenário recente de graves distúrbios devido à falta de alimentos.

EFE |

"Acolhemos a organização de uma conferência sobre esta matéria na Espanha, em julho de 2008, presidida pela França e Argentina em seu papel de co-presidência, a qual estará orientada para a elaboração de um programa de segurança alimentar e desenvolvimento rural, em linha com o próprio plano do Haiti e coerente com os esforços em curso da comunidade internacional".

O comunicado final da reunião presidencial recebeu "com agrado" os "esforços do Governo e do povo do Haiti para revitalizar suas instituições estatais e lutar contra a pobreza, a desigualdade e as injustiças sociais".

Neste contexto, a cúpula expressou seu apoio à missão da ONU na ilha, e ao Grupo de Amigos do Haiti, e reconheceu "a necessidade de uma ação contínua urgente e efetiva por parte da comunidade internacional em favor da reabilitação e do desenvolvimento do Haiti".

"Reafirmamos nosso apoio ao Haiti em seus esforços para atender as necessidades urgentes e de longo prazo de segurança alimentar", acrescentou.

A secretária de Estado espanhola de Cooperação, Leire Pajín, expressou em Lima sua satisfação pelo apoio do encontro euro-latino-americano ao programa para o Haiti, fruto de um "grande trabalho conjunto entre Espanha e Brasil".

Segundo Pajín, a iniciativa será abordada também na próxima cúpula especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), em Roma, sobre segurança alimentar. EFE jms-nl/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG