Cúpula africana discutirá situação política de Madagascar

Johanesburgo, 29 mar (EFE).- A ministra de Exteriores da África do Sul e presidente do Conselho de Ministros da Comissão para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Nkosazana Dlamini-Zuma, chegou hoje à Suazilândia para se reunir com seus colegas africanos, com os quais discutirá a situação política de Madagascar.

EFE |

A reunião dos ministros, que amanhã anunciarão suas conclusões, acontece um dia antes de uma cúpula à qual comparecerão os líderes dos países-membros da SADC, que debaterão sobre a crise política de Madagascar.

Após a renúncia forçada do presidente de Madagascar, Marc Ravalomanana, o opositor Andry Rajoelina assumiu a Chefia do Estado em 17 de março com o apoio de um setor do Exército malgaxe, e foi empossado no dia 21 em um ato no qual estiveram presentes 40 mil pessoas.

A comunidade internacional, no entanto, condenou o "golpe de Estado" na ilha.

A Comissão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança da SADC negou no dia 19 seu reconhecimento ao Governo de Rajoelina, pois sua designação viola a Constituição de Madagascar e os princípios fundamentais do organismo regional, da União Africana (UA) e das Nações Unidas.

No sábado, os seguidores de Ravalomanana anunciaram durante uma manifestação, à qual assistiram 15 mil pessoas, a convocação para amanhã de uma greve geral que pretende conseguir o congelamento de todas as atividades administrativas na denominada Autoridade Suprema da Transição.

O novo ato, que ocorreu no sábado pelo sexto dia consecutivo, acabou em confrontos com os partidários de Rajoelina, pelo que a Polícia interveio lançando gás lacrimogêneo.

Participaram do protesto, que deixou 30 feridos, cerca de 15 mil pessoas, o que indica uma consolidação do movimento que reagiu contra o golpe de Estado de Rajoelina.

Durante a cúpula de amanhã da SADC, os líderes também debaterão sobre a atual situação econômica do Zimbábue após a formação do novo Governo de unidade. EFE fr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG