Cúpula abre caminho para Fundação envolvendo A.Latina e UE

Lima, 16 mai (EFE).- A 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (EU-LAC, na sigla em inglês), em Lima, abriu hoje o caminho para a criação de uma Fundação permanente para estimular e aumentar a visibilidade da cooperação entre os países destas regiões.

EFE |

"Decidimos considerar a criação de uma Fundação envolvendo a América Latina e a União Européia (UE), concebida como um estímulo para deliberar sobre estratégias comuns e ações orientadas ao fortalecimento de nossa associação, assim como para aumentar sua visibilidade", afirma a Declaração aprovada em Lima.

A Fundação deve seguir o modelo das já criadas pela UE para estimular o diálogo entre sociedades civis nos países do Mediterrâneo e da Ásia.

O texto final da Cúpula em Lima estipula que europeus e latino-americanos estabelecerão "um grupo de trabalho aberto" para preparar os possíveis "termos de referência" da Fundação.

Um relatório sobre o assunto será apresentado a uma reunião de funcionários de alto escalão, para ser considerado em sua primeira reunião de 2009.

A idéia de uma Fundação entre as duas regiões foi lançada pelo Parlamento Europeu, que propôs para ela uma fórmula público-privada de gestão. EFE jms/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG