Cunhado de ex-premiê é eleito para governar Tailândia

O cunhado do ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra, que havia sido deposto, conquistou a maioria em eleições parlamentares para se tornar o próximo primeiro-ministro do país. Somchai Wongsawat, cuja candidatura foi apoiada pelo partido governista Partido do Poder Popular (PPP), prometeu fazer o melhor possível como primeiro-ministro.

BBC Brasil |

Somchai já havia assumido o cargo na semana passada, depois que seu antecessor, Samak Sundaravej, foi obrigado pela Justiça a sair.

Manifestações em Bangcoc acusam o atual governo de ser uma fachada para Thaksin. Choques entre partidários do governo e opositores chegaram a deixar uma pessoa morta.

Manifestantes da Aliança pela Democracia ocuparam prédios do governo nas últimas três semanas para exigir a renúncia dos integrantes do governo.

Pressão
Somchai, de 61 anos, conquistou a maioria simples na Câmara dos Deputados da Tailândia, depois de cinco dias de negociações.

Ele agradeceu o apoio dos parlamentares e disse que é hora de a Tailândia se "reconciliar nacionalmente".

Apesar das declarações, o governo de Somchai deve continuar sob pressão da oposição, já que ele é cunhado de Thaksin, que se mudou para a Grã-Bretanha em julho.

Nesta semana, a Suprema Corte da Tailândia lançou um terceiro mandado de prisão contra Thaksin, por alegações de corrupção.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG