Cunhada de Blair, em missão solidária, fica retida na Faixa de Gaza

Jerusalém, 3 set (EFE).- Lauren Booth, cunhada do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, está retida na Faixa de Gaza, sem que as autoridades israelenses ou egípcias permitam que saia do território, aonde chegou em missão solidária.

EFE |

Booth está retida na Faixa de Gaza junto com outros quatro ativistas membros de um grupo que viajou ao território palestino em embarcações, para protestar contra o bloqueio imposto por Israel à população local.

A maior parte dos 46 integrantes da missão saiu da Faixa de Gaza com destino ao Chipre nas embarcações com as quais ultrapassaram o cerco israelense, mas Booth e outros ativistas decidiram ficar no território palestino.

"Cheguei à Faixa de Gaza na missão 'Gaza Livre' há nove dias, e tanto israelenses quanto egípcios me dizem que não posso sair", disse a ativista à Agência Efe.

Booth disse que Israel alega que, para poder sair da Faixa de Gaza através do terminal de Erez, no norte do território, é preciso que antes tenha entrado pelo local.

Afirmou que esse requisito não foi cumprido estritamente, pois um dos membros da missão saiu da Faixa de Gaza através dessa passagem, embora tivesse chegado de navio.

A cunhada de Blair também disse que, no sábado passado, foi à passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, que foi reaberta de forma pontual pelo Egito para autorizar a passagem de centenas de doentes e estrangeiros.

"Disseram, em Rafah, que todos os estrangeiros com passaportes válidos podiam passar, mas um oficial nos impediu", disse.

Booth acrescentou que mantém contatos "com os canais relevantes e as autoridades britânicas" para conseguir sua saída e posterior retorno à França, onde mora sua família.

A ativista não disse se manteve algum contato com Blair, que atualmente é enviado especial do Quarteto de Madri para Oriente Médio, formado por Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia. EFE db/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG