Cultivo de coca cai na Colômbia, mas aumenta em Peru e Bolívia

O cultivo da folha de coca caiu 8% na América do Sul em 2008, até 167,6 mil hectares, porque a redução do plantio na Colômbia compensou o preocupante aumento no Peru e na Bolívia, informou o relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife).

EFE |

Na Colômbia, principal produtor mundial da folha, a terra dedicada à coca caiu 18%, até 81 mil hectares, segundo a Jife - órgão independente dentro do sistema da ONU. A Colômbia é responsável por 48,3% das terras sul-americanas que cultivam o produto.

Por outro lado, Peru e Bolívia registraram pelo terceiro ano consecutivo um aumento da extensão dos cultivos, o que é visto "com preocupação" pela Jife.

Na Bolívia, a superfície cultivada dobrou desde 2000, chegando aos 30,5 mil hectares em 2008, 18,2% do total da América do Sul, e 6% mais que no ano anterior.

No Peru, registrou-se um aumento de 45% entre 1999 e 2008, até 56,1 mil hectares.

A fabricação potencial de cocaína aumentou no Peru até as 302 toneladas e na Bolívia até 113 toneladas, o que equivale respectivamente a 36% e 13% da elaboração potencial mundial.

A ONU pede ao Peru e à Bolívia que "intensifiquem as atividades de erradicação" e que "controlem o cultivo ilícito crescente".

Apreensão de cocaína

A apreensão de cocaína aumentou nos três principais países produtores de folha de coca: na Bolívia, 45%, até as 21,6 toneladas; no Peru, 90%, até as 16,8 toneladas; e na Colômbia, 57%, até as 198,4 toneladas.

Na América do Sul, quase 1 milhão de pessoas recebe tratamento por uso de drogas ilegais, um efeito de que a região seja um lugar de produção, consumo, tráfico e trânsito de drogas, segundo o documento da Jife.

O uso de cocaína na região entre pessoas de 15 a 64 anos se situa em 0,9%, o dobro da taxa mundial.

Por último "a Junta observa com preocupação que em alguns países da América do Sul, como Brasil, Argentina e Colômbia (além de EUA e México na América do Norte), há um movimento crescente em favor da descriminalização da posse de drogas".

    Leia tudo sobre: drogas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG