Fay - Mundo - iG" /

Cuba toma medidas no leste do país por chegada da tempestade Fay

Havana, 16 ago (EFE).- A Defesa Civil de Cuba estabeleceu hoje a fase informativa para todas as províncias orientais do país diante do perigo de intensas chuvas associadas à tempestade tropical Fay.

EFE |

Isso significa o início das medidas de "vigilância hidrológica" e proteção na região.

"A tempestade tropical 'Fay' se deslocará pelos mares ao sul das províncias orientais durante as próximas 24 horas, com um possível fortalecimento gradual", disse o último boletim do Instituto de Meteorologia de Cuba, emitido às 13h (Brasília).

O instituto alertou também sobre chuvas fortes, ressacas e tempestades elétricas a partir de hoje nas províncias do leste da ilha.

Segundo esse intituto, "deve se prestar uma maior atenção ao desenvolvimento e evolução" da tempestade "durante as próximas 24 horas nas províncias de Camagüey e na de Guantánamo, e para o período de 48 horas na região central, desde Matanzas até Ciego de Ávila".

A fase informativa para as províncias de Guantánamno, Santiago de Cuba, Granma, Holguín, Camagüey, Las Tunas e Ciego de Ávila, começou a partir das 9h de hoje (10h, Brasília) de acordo com a nota da Defesa Civil, divulgada pela imprensa oficial.

"Os órgãos diretores dessas províncias devem aumentar a vigilância hidrológica e avaliar os acúmulos das chuvas, o nível dos rios e a vazão das represas, assim como averiguar como a população será afetada e como os recursos econômicos serão atingidos, adotando as medidas de proteção correspondentes", acrescenta a nota.

O Instituto de Meteorologia de Cuba advertiu desde sexta-feira à tarde sobre a formação de "Fay", a sexta tempestade tropical da temporada de ciclones no Atlântico.

Segundo a mesma fonte, a tempestade "não experimentou mudanças significativas após atingir terra haitiana" e "continua com ventos máximos de 75 quilômetros por horas".

"Fay" se movimenta em direção ao oeste a cerca de 24 km/h e é provável que gire rumo ao noroeste ao longo do dia de hoje e que se dirija ao noroeste no domingo pela noite. EFE arj/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG