com satisfação entrada no Grupo do Rio - Mundo - iG" /

Cuba recebe com satisfação entrada no Grupo do Rio

Havana, 14 nov (EFE).- O Governo cubano recebeu com satisfação e agradeceu a decisão dos países latino-americanos de aprovar sua entrada no Grupo do Rio, de acordo com uma declaração oficial divulgada hoje em Havana pela imprensa oficial.

EFE |

O comunicado assegura que há anos "ficaram para trás os tempos em que se tentou isolar Cuba contra a vontade dos povos latino-americanos e caribenhos".

O Grupo do Rio, fundado em dezembro de 1986, é o principal mecanismo político da América Latina, não inclui os Estados Unidos e anunciou a entrada de Cuba como membro pleno nesta quinta-feira, durante sua 27ª reunião ministerial, em Zacatecas, no México.

"Hoje se respira em nosso continente um novo ambiente em defesa dos interesses legítimos dos povos da América Latina e do Caribe e uma nova vontade de integração para transformá-la (...) na pátria grande a que nossos próceres aspiraram", diz o comunicado cubano.

O texto diz ainda que "a ampliação do Grupo do Rio, para torná-lo mais representativo na região, é um passo positivo no caminho rumo à plena incorporação das nações caribenhas neste mecanismo, com o qual Cuba está disposta a cooperar".

O Governo de Havana expressa sua "gratidão por todas as nações que promoveram sua entrada" no Grupo do Rio, diz a nota.

O comunicado termina com uma citação do ex-presidente Fidel Castro, que disse em 1999 que "o mundo difícil e complexo (...) só poderá ser suportado pelas costas solidamente unidas" de todos os povos. EFE am/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG