Cuba realiza operação preparatória para temporada de furacões

Havana, 23 mai (EFE).- Cuba iniciará amanhã o exercício Meteoro 2008, operação de dois dias que tradicionalmente precede o início da temporada de furacões, e que prepara os habitantes da ilha perante possíveis desastres naturais, informou hoje a imprensa oficial cubana.

EFE |

O Sistema Nacional de Defesa Civil previu atividades comunitárias como a poda de árvores, a limpeza de canais, rios e fundações, e a transferência de gado para zonas seguras, com participação de organismos estatais, corpos militares, bombeiros, pessoal sanitário e a população.

A cada ano, o Meteoro permite a Cuba comprovar o funcionamento de suas estruturas para situações de desastres, e pôr em prática seus mecanismos para proteger vidas humanas e recursos materiais e econômicos.

O coronel José Ernesto Betancourt, do Estado-Maior de Cuba, disse ao jornal "Granma" que "as zonas sob risco de inundações estão identificadas, e que se sabe o número de pessoas que devem se proteger caso seja necessário".

Ele acrescentou que, nas zonas urbanas, a obstrução de drenagens causa mais riscos de inundação do que as próprias chuvas.

Os exercícios deste tipo em Cuba tiveram início em 1986, sempre às vésperas do começo da temporada de furacões, tradicionalmente compreendida oficialmente entre os dias 1 de junho e 30 de novembro.

Cuba, situada em uma zona freqüentemente castigada por furacões e tempestades tropicais, se viu obrigada a desenvolver um sistema de evacuação em massa para proteger a população.

Na última década, os furacões causaram na ilha perdas de mais de US$ 4,5 bilhões, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). EFE arj/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG