Cuba mandará animais para zôos da Venezuela

Por Esteban Israel HAVANA (Reuters) - Cuba vai enviar animais para zoológicos venezuelanos em troca de equipamentos veterinários, num novo tipo de transação entre os dois aliados socialistas.

Reuters |

O Parque Zoológico Nacional de Havana deve enviar em setembro bichos para repovoar os dilapidados zôos venezuelanos, vitimados por vários anos de negligência.

Assim como Cuba já exporta médicos para pagar os 92 mil barris diários de petróleo que recebe da Venezuela, agora será a vez de trocar animais por equipamentos veterinários, disse Tomas Escobar, diretor do Zôo de Havana, numa recente entrevista.

'Fortalecemos ambos: eles completam sua coleção de animais, e nós recebemos o equipamento', disse Escobar.

A lista de animais ainda está sendo discutida, mas entre os cerca de dez espécimes deve ir a girafa Evo (homenagem ao presidente esquerdista da Bolívia, Evo Morales), um leão, um hipopótamo-pigmeu, duas hienas, um antílope e uma vaca africana da raça ankoli. Um rinoceronte branco poderá embarcar posteriormente, segundo Escobar.

Transportar a girafa Evo, aliás, pode ser um desafio logístico. Aos 6 meses, o bicho já mede dois metros e se alimenta de banana, batata-doce, abóbora, leite e ovos cozidos.

'É um animal muito delicado, precisa ser tratado como criança', disse o tratador José Manuel Hernández.

Os animais ainda estão sendo avaliados para a viagem aérea, mas Escobar disse que Cuba tem a reputação de tratar bem seus animais, apesar das dificuldades econômicas.

O Zôo de Havana precisa, por exemplo, reciclar seringas usadas na medicação dos espécimes, mas ainda mantém uma das melhores coleções mundiais de animais africanos.

Cerca de 400 zebras e 300 leões já nasceram em cativeiro nos seus 340 hectares, nos arredores da capital cubana, e muitos espécimes já foram transferidos para outros países, segundo Escobar.

Alguns dos leões são descendentes dos animais que o ex-presidente tanzaniano Julius Nyerere deu na década de 1970 ao líder local Fidel Castro. 'A Venezuela vai receber animais de ótima qualidade.'

O acordo com a Venezuela permitirá que o zoológico de Havana, inaugurado em 1984, receba microscópios eletrônicos, centrífugas e outros equipamentos de que carece.

Há boatos de que, no auge da crise que se seguiu em Cuba ao fim da União Soviética, alguns animais do zoológico foram roubados e comidos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG