Cuba lembra 47ª aniversário da declaração do socialismo

Havana, 16 abr (EFE).- Cuba lembrou hoje o aniversário 47ª da proclamação do caráter socialista da revolução com diferentes atos em Havana, um deles no mesmo lugar onde o ex-presidente Fidel Castro fez a declaração, em abril de 1961.

EFE |

Na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña foram lançadas 21 salvas de artilharia e se realizou uma cerimônia militar com presença dos vice-presidentes Juan Almeida Bosque e Esteban Lazo Hernández.

O ato, que habitualmente se realiza no mesmo lugar em que Fidel Castro declarou o caráter socialista da revolução, contou com uma participação mais discreta que em anos anteriores.

Em 16 de abril de 1961, perante milhares de milicianos com fuzis apontados para o alto, Fidel Castro proclamou o socialismo como sistema político, um dia depois que os aeroportos de Havana e Santiago de Cuba foram bombardeados como prenúncio da invasão da Baía dos Porcos, ao sul da província ocidental de Matanzas.

A Brigada 2506, composta por cerca de 1.500 exilados cubanos treinados pelos Estados Unidos, desembarcou nesse ponto do centro da ilha no dia 17 de abril de 1961 e foi derrotada dois dias depois.

Os meios de comunicação governamentais publicaram hoje artigos lembrando aquelas ações e a agência estatal "Prensa Latina" anunciou que no próximo sábado será realizado um ato no qual se prevê a participação de aproximadamente três mil habitantes do Ciénaga de Zapata no local dos combates de abril de 1961. EFE rmo/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG