Gustav - Mundo - iG" /

Cuba inicia recuperação após passagem de Gustav

Havana, 1 set (EFE).- Cuba se dedica hoje às tarefas de recuperação após a passagem do furacão Gustav, enquanto as autoridades pedem aos cidadãos que se empenhem nos trabalhos de reparação.

EFE |

O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, José Ramón Machado Ventura, afirmou em declarações divulgadas hoje pela televisão cubana que é "o momento de se dedicar" e "trabalhar" para recompor o país da destruição gerada pela passagem do furacão.

Segundo Machado, "é preciso considerar a situação do país", pois "este golpe é muito duro" para as províncias de Pinar del Río e Isla de la Juventud, cidades ocidentais de Cuba extremamente castigadas por "Gustav".

Ele destacou os efeitos do furacão em estradas, imóveis, agricultura e eletricidade, o que obrigará o Governo a "buscar extras do ponto de vista econômico", embora não tenha precisado números dos danos causados.

"Gustav", que passou no sábado pela ilha como furacão de categoria quatro e com rajadas de vento de até 350 km/h, deixou no ocidente de Cuba "dezenas de milhares" de imóveis "afetadas", cerca de 3.500 armazéns para secar tabaco destruídos e mais de 100 torres de alta tensão danificadas.

Segundo dados preliminares divulgados hoje pela imprensa local, na província de Pinar del Río, a mais ocidental de Cuba, mais de 90 mil casas sofreram danos e em localidades como Los Palacios, mais da metade dos imóveis foram derrubados. EFE jlp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG