Fay - Mundo - iG" /

Cuba evacua milhares de pessoas por tempestade Fay

Havana, 17 ago (EFE).- Milhares de cubanos e turistas foram evacuados devido às fortes chuvas associadas à tempestade tropical Fay, que se aproxima da costa do sudoeste de Cuba com ventos de 85 km/h, informaram fontes oficiais.

EFE |

O centro do ciclone estava às 18h na hora local (19h, Brasília)a cerca de 300 quilômetros do sudeste de Havana, afirmou o Instituto de Meteorologia cubano em um texto de alerta.

Segundo o aviso emitido, a tempestade atingirá no início dessa madrugada as províncias de Matanzas e Havana.

Só na província sudeste de Granma foram evacuadas mais de seis mil pessoas em áreas com risco de inundação ou deslizamentos de terra, disseram fontes da Defesa Civil citadas pela imprensa oficial.

Em Santiago de Cuba, também no sudeste, foram evacuados 900 turistas que estavam hospedados em hotéis próximos ao mar.

O chefe de previsões do Instituto de Meteorologia, José Rubiera, explicou pela televisão estatal que a tempestade "vai se intensificar" nas próximas horas, mas é pouco provável que chegue a se transformar em furacão antes de chegar a território cubano.

Um ciclone se transforma em furacão quando seus ventos máximos sustentados passam de 119 km/h.

"Fay" é a sexta tempestade tropical da temporada de ciclones do Atlântico em 2008, que começou em junho passado e terminará em novembro.

Antes de se aproximar de Cuba, causou pelo menos quatro mortes e fez com que as autoridades evacuassem mais de 12 mil na República Dominicana. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG