momento propício para firmar acordo marítimo - Mundo - iG" /

Cuba e Honduras buscam momento propício para firmar acordo marítimo

Tegucigalpa, 2 ago (EFE).- Os Governos de Honduras e Cuba buscam o momento propício para assinar um tratado de limites marítimos no Caribe cuja subscrição foi adiada em outubro de 2007 devido a um pedido hondurenho, disse hoje o embaixador cubano.

EFE |

"Até onde entendo se avançou na sentença técnica e se procura o momento propício para assinar o documento", declarou à imprensa o embaixador de Cuba em Tegucigalpa, Juan Carlos Hernández.

O tratado seria assinado em 9 de outubro de 2007. Para isso, o presidente hondurenho, Manuel Zelaya, viajou a Havana acompanhado de uma delegação de funcionários e jornalistas.

Mas já na capital cubana, o então chanceler de Honduras, Milton Jiménez, anunciou que o documento não seria assinado porque seu país iria estudar possíveis implicações da decisão que a Corte Internacional de Justiça de Haia tinha emitido no dia anterior sobre um litígio entre hondurenhos e nicaragüenses também no mar Caribe.

O embaixador cubano apontou que, depois do adiamento da assinatura do tratado, "houve uma troca entre comissões técnicas para avaliar o assunto".

Hernández ressaltou que Cuba mantém sua "disposição e vontade de continuar avançando para retomar o assunto".

Honduras tem fronteiras no Caribe com oito países, já delimitadas com Colômbia, México, Gran Caimán e Nicarágua, mas que precisam ser acordadas com Cuba, Jamaica, Guatemala e Belize. EFE lam/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG