egoístas dos ricos por mudança climática - Mundo - iG" /

Cuba culpa interesses egoístas dos ricos por mudança climática

Copenhague, 17 dez (EFE).- O vice-presidente cubano Esteban Lazo responsabilizou hoje em Copenhague os interesses egoístas dos países ricos e a injusta ordem mundial pela mudança climática.

EFE |

Lazo discursou perante o segmento de alto nível da Cúpula da ONU sobre Mudança Climática e se expressou na mesma linha que os presidentes de Bolívia e Venezuela, Evo Morales e Hugo Chávez, que nos dois últimos dias usaram o encontro para atacar o sistema capitalista.

Segundo ele, para salvar o planeta é necessário "uma melhor distribuição dos recursos e da riqueza" e pediu aos países industrializados que assumam sua responsabilidade perante a mudança climática e reduzam as emissões poluentes.

Lazo apontou que os fundos para mitigar os efeitos da mudança climática nos países em desenvolvimento devem proceder dos orçamentos públicos dos países ricos e não de "soluções hipócritas baseadas nos lucros do mercado".

Para ele, o que falta é "vontade política" para dar a esse dinheiro "um uso mais racional, humano e sustentável".

O vice cubano criticou os EUA, cuja oferta de redução foi considerada pouco ambiciosa, por "ter sequestrado" a sociedade internacional com sua política.

"Amanhã já será tarde para fazer o que se devia ter feito há tempo", afirmou. EFE nvm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG