Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Cuba convoca novo Congresso do Partido Comunista

O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta segunda-feira a convocação para o primeiro Congresso do Partido Comunista a ser realizado em mais de uma década. A reunião será realizada no segundo semestre de 2009 e, segundo analistas, irá definir a futura agenda política e econômica da ilha.

BBC Brasil |

Desde que assumiu oficialmente o lugar de seu irmão, Fidel Castro, em fevereiro, o presidente Raúl Castro introduziu uma série de reformas e de medidas de liberalização da economia de Cuba.

Segundo observadores, a convocação para o Congresso do Partido Comunista marca o fim do período de transição no poder.

Os congressos do partido normalmente ocorrem a cada cinco anos. No entanto, o último foi realizado em 1997. A edição programada para 2002 foi adiada.

Pena de morte
Também nesta segunda-feira, durante uma reunião do Comitê Central do Partido Comunista, Raúl Castro anunciou a comutação da pena de morte de um número não estabelecido de presos comuns.

Segundo o presidente cubano, as penas de morte serão transformadas em penas de 30 anos de prisão para alguns desses presos e de prisão perpétua para outros.

A última vez que Cuba aplicou a pena de morte foi em abril de 2003, quando três homens foram executados por um pelotão de fuzilamento.

Eles haviam sido condenados por seqüestrar um bote com 50 pessoas a bordo para obrigar a tripulação a levá-los para a costa dos Estados Unidos.

Leia mais sobre: Cuba

Leia tudo sobre: cuba

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG