grosseira manipulação da ajuda humanitária - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Cuba acusa os EUA de grosseira manipulação da ajuda humanitária

O governo de Cuba afirmou nesta quinta-feira que é uma grosseira manipulação e um descaramento dos Estados Unidos apresentarem autorizações de vendas agrícolas por 250 milhões de dólares como ajuda humanitária após devastação do país por dois furacões.

AFP |

"Apresentar as autorizações que dizem que outorgaram nestes dias, como uma prova de sua vontade de cooperar é realmente uma grosseira manipulação (...). É uma vergonha, uma jogada publicitária", afirmou o chanceler Felipe Pérez Roque em uma entrevista coletiva.

Pérez Roque refutou um informe no qual o Departamento de Estado anuncia as autorizações de vendas agrícolas - inclusive alimentos e madeira -, a distribuição de 100.000 dólares através de ONGs, e cinco milhões de dólares como ajuda humanitária a Cuba após a destruição pelos furacões Gustav e Ike.

O chanceler assinalou que as vendas de alimentos são uma "mínima abertura" que se fez em 2001 ao embargo que mantém contra a ilha há meio século, e que, ademais, são compras que devem ser feitas com pagamentos antecipados, sem acesso a créditos.

Acrescentou que "o principal obstáculo" para a recuperação de Cuba depois dos furacões é o "bloqueio genocida" que - precisou - em quase meio século lhe causam prejuízos da ordem de 93 milhões, cerca de 3,8 milhões no último ano.

"Nós não temos a menor idéia de onde foi parar este dinheiro que, além disso, não lhe pedimos", disse o chanceler sobre os 100.000 dólares que, segundo Washington, foram distribuídos através de ONGs.

mis/nh/fp/

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG