CS da ONU aprova fechamento gradual da missão no Nepal

Nações Unidas, 23 jan (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU adotou hoje por unanimidade uma resolução que respalda o plano do secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, para iniciar o fechamento gradual da missão das Nações Unidas no Nepal (Unmin).

EFE |

A resolução também renova por seis meses o mandato da missão e expressa o apoio dos 15 membros do principal órgão ao processo de paz nepalês que, em 2006, colocou fim a uma década de guerra civil.

O Conselho "concorda com a opinião do secretário-geral de que os mecanismos de supervisão não podem ser mantidos de forma indefinida e ressalta a necessidade de que o Governo do Nepal analise a adoção de medidas para reduzir as responsabilidades da Unmin", afirma o texto.

Também pede ao Governo do país para continuar adotando decisões que criem as condições necessárias para concluir o trabalho da missão quando terminar o novo mandato de seis meses, em 23 de junho.

A Unmin ajudou a organização no ano passado nas eleições gerais vencidas pelo Partido Comunista-Maoísta, e, atualmente, supervisiona a desmobilização da antiga guerrilha maoísta e sua integração no Exército.

O plano de Ban propõe eliminar os últimos 18 cargos civis que restam no mecanismo de vigilância da desmobilização dos guerrilheiros e a redução de um terço do resto dos empregos da missão. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG