Cruz Vermelha se diz otimista com próximas libertações das Farc

Bogotá, 2 fev (EFE).- O delegado na Colômbia do CICV, Christophe Beney, e delegados do grupo Colombianos pela Paz, da congressista Piedad Córdoba, estão otimistas de chegar a um acordo que permita retomar as libertações de dois reféns que as Farc anunciaram entregarão hoje e na próxima quarta-feira.

EFE |

Bogotá, 2 fev (EFE).- O delegado da Cruz Vermelha na Colômbia, Christophe Beney, e membros do grupo "Colombianos pela Paz", da senadora Piedad Córdoba, estão otimistas pela entrega de dois reféns pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) hoje e na quarta-feira, completando as seis libertações prometidas.

Benez ainda não se pronunciou sobre a decisão do presidente Álvaro Uribe de excluir a senadora e seu grupo das missões de recepção dos reféns, mas disse que divulgará uma posição ainda hoje.

Uribe disse na madrugada de hoje que somente a Cruz Vermelha continuará na missão que receberá outros dois reféns das Farc, excluindo Piedad, que foi o elo com as Farc.

A operação de resgate do ex-governador do estado de Meta, Alan Jara, que deveria ter começado às 05h locais (8h de Brasília) ainda não se iniciou.

O escritor e jornalista Jorge Enrique Botero, que participou da missão como testemunha, afirmou que os helicópteros usados foram seguidos por aviões do Exército, apesar de as autoridades terem se comprometido a cessar suas atividades.

O soldado William Giovanny Domínguez Castro e os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galícia Uribe confirmaram que durante sua entrega à missão humanitária houve sobrevoos de aviões militares na região, mas detalharam que eles respeitaram as altitudes estabelecidas.

O presidente Álvaro Uribe disse que "não houve operações militares ofensivas" e que "o Governo cumpriu o combinado".

As Farc se comprometeram a libertar seis reféns dentro os mais de 700 que se estima que mantenham em cativeiro. EFE fer/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG