Cruz Vermelha prioriza envio de material médico ao Haiti

Panamá, 15 jan (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho está dando prioridade aos voos com material sanitário e de potabilização de água por causa do congestionamento do espaço aéreo no Haiti, informou hoje uma fonte da entidade.

EFE |

"Estamos dando prioridade a unidades móveis de saúde, um hospital de campanha, às unidades de socorro, que são as que nos ajudam a identificar aos beneficiados, as unidades de água e saneamento", explicou à Agência Efe o coordenador de operações da unidade da Cruz Vermelha para as Américas, Mauricio Bustamante.

O funcionário disse que a Cruz Vermelha tinha previsto enviar hoje um avião com 18 toneladas de provisões a partir do Panamá, mas, por "problemas logísticos de congestionamento aéreo", preferiu esperar até o fim de semana e dar prioridade a outros envios que chegaram da Suíça, Noruega, Colômbia e Equador.

Bustamante ressaltou que a Cruz Vermelha contava com mercadoria posicionada no Haiti para 15 mil pessoas e que o envio que será feito a partir do Panamá, neste fim de semana, consiste em "kits de cozinha, higiene, lençóis, cobertores e materiais de reconstrução", entre outros.

Desde que ocorreu a tragédia na última terça-feira, quando um terremoto de 7 graus na escala Richter devastou o país, a Cruz Vermelha até agora levou material adicional para 2 mil famílias, cerca de 10 mil pessoas.

"Buscamos mobilizar uma equipe de coordenação e avaliação para organizar a ajuda", disse Bustamante.

O funcionário disse que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha já tem "cerca de 15 voos programados de países de todo o mundo" para levar material ao Haiti, e esclareceu que as provisões de alimentação estão sendo canalizadas pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA).

A Cruz Vermelha informou hoje que aumentou o montante da ajuda solicitada em seu apelo de emergência internacional para US$ 100 milhões para assistência humanitária no Haiti. EFE jlp-nes/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG