Cruz Vermelha cria comissão para evitar propagação da gripe suína

Panamá, 27 abr (EFE).- O Escritório das Américas da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), com sede no Panamá, criou uma comissão especial para se preparar para o caso de o surto de gripe suína no México se propagar a outros países da região, informou hoje o organismo humanitário.

EFE |

A coordenadora continental de saúde na América da FICV, Julie Hoare, disse à Agência Efe que o comitê está composto por pessoal do Escritório Regional das Américas e da divisão do organismo em México, América Central e Panamá.

A comissão está recolhendo das sociedades nacionais da Cruz Vermelha na região informação sobre o nível de preparação, as medidas que estão sendo adotadas e o trabalho de coordenação que realizam com os Governos, ministérios de Saúde e outros parceiros nesta situação.

"Estamos dando acompanhamento à situação, estamos coletando informação e pedindo informação a cada sociedade nacional da Cruz Vermelha para poder planejar um plano de assistência", informou Hoare.

Ele acrescentou que, após os surtos de infecção confirmados no México, nos Estados Unidos e no Canadá e casos suspeitos em outros países, "temos que nos preparar para a possibilidade de aumentar a situação com mais casos confirmados" na região.

Além disso, foi criado um comitê especial para apoiar as sociedades nacionais da Cruz Vermelha em nível mundial, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), lembrou Hoare, declarou a situação como uma emergência de saúde pública, e "agora todas as organizações estão em alerta e se preparando para o caso de o cenário mudar para uma epidemia ou uma pandemia, não sabemos ainda", expressou.

No caso do México, onde as mortes prováveis por gripe suína aumentaram para 149, a Cruz Vermelha mexicana mobilizou sua rede de voluntários de 486 filiais, que estão em alta alerta e trabalhando estreitamente com as autoridades estaduais para limitar a transmissão da doença, destacou. EFE fa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG