Cruz Vermelha alerta para más condições de infra-estrutura no Iraque

A Cruz Vermelha afirmou que, mesmo com as melhoras observadas no setor de segurança, as condições de infra-estrutura do Iraque ainda são muito ruins. Em uma declaração divulgada na sede da instituição em Genebra, a Cruz Vermelha afirmou que o problema mais preocupante é a falta de fornecimento de água.

BBC Brasil |

Segundo a organização mais de 40% da população civil iraquiana ainda não tem acesso ao fornecimento de água potável e a saúde de milhões de iraquianos está ameaçada.

Para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha as condições de saúde, fornecimento de água e serviços de saneamento são péssimas e não atendem às necessidades de grande parte da população iraquiana.

Segurança
A Cruz Vermelha afirma que as condições de segurança melhoraram e isto permitiu uma expansão das operações da organização no Iraque.

Mas a organização afirmou que não poderá garantir os serviços básicos aos iraquianos por um tempo indeterminado.

"Uma organização humanitária pode agir até certo ponto", disse a diretora de operações da Cruz Vermelha para o Oriente Médio, Beatrice Megevand Roggo.

"A responsabilidade (dos iraquianos) é algo muito importante - você não pode contar apenas com (agências) humanitárias para resolver os problemas de um país como o Iraque", acrescentou.

Depois do surto de cólera do meio do ano, Roggo afirmou que está preocupada principalmente com a falta de água potável no país.

A diretora de operações da organização para o Oriente Médio afirmou que até a infra-estrutura mais básica do país não está funcionando.

As declarações da Cruz Vermelha enviam uma mensagem clara para o governo iraquiano e para as forças de coalizão no Iraque.

Cinco anos e meio depois da derrubada de Saddam Hussein a violência finalmente começou a diminuir no país. E, com isso, as autoridades não deveriam esperar tanto para começar a fornecer os serviços básicos para a população.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG