Cruz Vermelha acusa Israel de impedir entrada de médicos em Gaza

Genebra, 3 jan (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) denunciou hoje que, pelo segundo dia consecutivo, o Governo de Israel impediu hoje a entrada a Gaza de uma de suas equipes médicas, apesar de ter informado com antecipação as autoridades de sua chegada.

EFE |

O pessoal médico, dirigido por um cirurgião de guerra, espera desde ontem a autorização para entrar na Faixa de Gaza.

A organização assinalou que o cruzamento de fronteira de Erez entre Gaza e Israel foi aberto para outros trabalhadores humanitários e para estrangeiros que desejavam abandonar o território palestino.

A equipe médica da Cruz Vermelha deve colaborar no hospital de Shifa com operações cirúrgicas complexas a feridos pelos bombardeios.

O CICV, que permaneceu em Gaza desde o início dos ataques, informou também que os hospitais seguem reportando a chegada de novas vítimas, "incluídos crianças".

O corpo de socorro do Crescente Vermelho da Palestina assinalou por sua parte que, entre a tarde de ontem e de hoje, suas ambulâncias transportaram os corpos de nove crianças mortas.

Israel justificou os bombardeios como uma resposta aos ataques do Hamas com foguetes contra seu território.

Desde que começaram as hostilidades, a sociedade de ajuda israelense Magen David Adom informou as mortes de quatro mortos e 55 feridos por essa causa.

Do lado palestino, já se registraram mais de 400 mortos e cerca de 2 mil feridos.

Segundo o CICV, o temor em Gaza aumenta, especialmente depois que a força aérea israelense jogou panfletos no norte da Faixa advertindo os cidadãos a abandonar essa área por sua própria segurança, o que aponta um aumento dos ataques.

"As pessoas se perguntam para onde devem ir. Isto está causando ansiedade e confusão. O povo nos chama buscando um conselho, mas nós não temos respostas", disse o responsável do escritório da Cruz Vermelha em Gaza, Antoine Grand. EFE is/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG