Cristina Kirchner viaja a Foz do Iguaçu para participar da cúpula do Mercosul

Durante a cúpula, a presidência do bloco passará do Brasil para o Paraguai

EFE |

A presidente argentina, Cristina Kirchner, viajou nesta quinta-feira rumo a Foz do Iguaçu para participar da cúpula do Mercosul, bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Cristina é aguardada pelo chanceler argentino, Héctor Timerman; a ministra de Indústria Débora Giorgi; e o ministro da Economia Amado Boudou, entre outros altos funcionários argentinos.

"Estamos tomando decisões que levarão a mudanças de regulação profundas e transmitem claramente a convicção dos governos dos Estados de que não há volta com relação ao Mercosul", disse Timerman na quinta-feira durante a sessão plenária do Conselho do Mercado Comum.

O chanceler destacou que o Brasil, na presidência semestral do bloco, "encarou um ambicioso programa em um prazo muito breve em três áreas-chave: a econômico-comercial, a institucional e a da cidadania, fundamentais para manter um equilíbrio que favoreça o avanço firme do processo de integração".

Durante a cúpula, a presidência do bloco passará ao Paraguai. No plenário de quinta-feira, estabeleceu-se um plano de ação para a formação progressiva de um Estatuto de Cidadania do Mercosul, entendido como um conjunto de direitos fundamentais e benefícios para os habitantes dos países da região.

Também foram definidos os eixos e diretrizes do Plano Estratégico de Ação Social do bloco para articular políticas públicas regionais em matéria social. 

Os chanceleres avançaram ainda na consolidação da união aduaneira e no aperfeiçoamento do mercado comum em temas como simplificação de trâmites alfandegários, regulamentos técnicos, coordenação de políticas sanitárias e medidas não tarifárias.

Por último, houve progressos na questão de investimentos e serviços, defesa da concorrência e nos Fundos de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). 

    Leia tudo sobre: argentinacristina kirchner

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG