confusão no exterior sobre pensões - Mundo - iG" /

Cristina Kirchner diz que há confusão no exterior sobre pensões

Buenos Aires, 15 dez (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, disse hoje que há uma confusão no exterior sobre a propriedade do dinheiro das aposentadorias, depois da decisão de um juiz americano de congelar investimentos dos fundos privados de pensão que passaram a mãos do Estado argentino.

EFE |

"Há uma confusão no estrangeiro, porque a propriedade do dinheiro das aposentadorias é sempre dos aposentados", além de quem "o administra", disse Cristina.

Segundo a presidente, "a administração dos fundos pode estar em mãos privadas ou públicas", mas "não restam dúvidas de que esses fundos são a poupança pública dos argentinos".

Cristina não aludiu diretamente às ações do juiz Thomas Griesa de Nova York, que na sexta-feira confirmou sua decisão de congelar nos EUA investimentos no valor de US$ 553 milhões das Administradoras de Fundos de Aposentadoria e Pensão (AFJP).

Marco Schnabl, advogado que representa nos EUA a Administração Nacional da Segurança Social (Anses) da Argentina, disse neste fim de semana não acreditar que a Justiça americana mantenha o congelamento dos ativos.

A presidente argentina também anunciou esta segunda-feira a entrega nos próximos dias de uma quantia fixa de 200 pesos (US$ 57,9) aos aposentados, no momento em que se aproximam as festas de fim de ano. EFE ms/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG