Brasília, 8 set (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, foi recebida hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de sua primeira visita de Estado ao Brasil.

Cristina passou em revista aos Dragões da Independência e foi recebida por Lula no alto da rampa do Palácio do Planalto, onde os dois governantes ouviram os hinos nacionais entre salvas de tiros.

Concluída a cerimônia, Lula e Cristina cumprimentaram um grupo de alunos de escolas públicas que visitavam o Palácio do Planalto e posaram para fotografias. Na seqüência, se dirigiram ao Gabinete Presidencial para uma reunião de trabalho.

Segundo a agenda oficial, após o encontro, Lula e Cristina assinarão vários acordos econômicos e políticos bilaterais e seguirão para o Palácio do Itamaraty para um almoço em homenagem à presidente argentina.

Cristina também visitará o Congresso Nacional e se reunirá com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) antes de voltar a Buenos Aires.

A presidente argentina chegou sábado ao Brasil, quando participou em Recife da inauguração de uma fábrica do grupo argentino Pescarmona, que estará dirigida à fabricação de moinhos para geração de energia eólica.

Ontem, Cristina acompanhou Lula no desfile de 7 de Setembro em Brasília.

Cristina foi a primeira governante latino-americana convidada para as comemorações da independência, que já contou com a participação dos chefes de Estado de Portugal, Moçambique e Nigéria, e que terá a presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em 2009. EFE ed/wr/plc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.