Cristina diz que ibero-americanos devem pactuar posição na reunião do G20

San Salvador, 30 out (EFE) - A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, pediu hoje que os países ibero-americanos adotem uma postura comum para levar à reunião do Grupo dos Vinte (G20) não só a voz de um país, mas de uma região, em discurso na 18ª Cúpula Ibero-Americana, realizada na capital de El Salvador.

EFE |

Brasil, Argentina e México são os três países ibero-americanos membros do G20 (que reúne os países mais ricos e as principais economias emergentes) convocados a uma cúpula em 15 de novembro em Washington para reformar o sistema financeiro mundial.

"Um modelo, o neoliberal, que se achava indestrutível, fracassou", afirmou durante a primeira sessão plenária da cúpula, onde fez uma inflamada defesa do multilateralismo com voz dos países emergentes.

Em alusão aos Estados Unidos e às instituições financeiras internacionais, Cristina destacou que "quando alguém se transformou em porta-bandeira de um determinado modelo, o que deve fazer é assumir essa crise, esse fracasso, e liderar instrumentos que não acabem transferindo a crise aos mais vulneráveis".

A presidente argentina lembrou o que denomina de "efeito jazz" da crise, que veio "do mesmo centro da construção do modelo e que revelou falta de liderança".

A presidente argentina ressaltou que o crescimento do país nos últimos cinco anos foi gerado pelo "papel insubstituível" do Estado em matéria de investimento público em infra-estruturas.

Cristina defendeu a construção de novos consensos e a reformulação das instituições multilaterais para enfrentar a crise atual.

A região ibero-americana "deve propor instrumentos concretos em um mundo que precisa de novos paradigmas" para combater "uma das maiores crises enfrentadas pela humanidade", disse.

"As crises trazem grandes oportunidades", acrescentou, mas advertiu de que não se deve permitir que "os que têm menos oportunidades" acabem pagando pelos problemas. EFE va/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG