Cristina diz que Brasil e Argentina atravessam relação inédita

A governante argentina, Cristina Fernández, afirmou hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os dois países atravessam uma relação inédita, durante a abertura de um fórum empresarial bilateral do qual participam mais de 300 empresários.

EFE |

"A grande presença de empresários argentinos e brasileiros visualiza muito claramente um aumento muito especial que vive nossa relação bilateral", disse a presidente argentina.

"Estamos atravessando uma etapa de crescimento e, além disso, uma comunhão entre ambas as gestões poucas vezes vista, eu diria inédita, na história comum entre Brasil e Argentina", acrescentou.

A governante argentina ressaltou que, além do "afeto" mútuo, os dois presidentes compartilham uma visão comum sobre a necessidade de aprofundar esta "aliança bilateral" e aproveitar as oportunidades que se apresentam para a região em um mundo globalizado que "está mudando de forma cada vez mais rápido".

"Pela primeira vez em muito tempo estão sendo modificados os termos da troca comercial internacional; muitas vezes como países emergentes nos víamos prejudicados, hoje nos vemos favorecidos", acrescentou.

"Estamos perante uma oportunidade que não podemos perder", disse Cristina, para a qual "esta região será no século XXI protagonista, e não mera observadora".

Lula, que chegou domingo à noite a Buenos Aires acompanhado de uma grande representação empresarial e de boa parte de seu Gabinete, participará nas próximas horas em uma minicúpula com Cristina e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, antes de concluir sua visita à Argentina.

Leia mais sobre Argentina

    Leia tudo sobre: argentina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG