Cristina de Kirchner inicia visita oficial a Cuba

Havana, 18 jan (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, chegou neste domingo a Havana para uma visita oficial de três dias.

EFE |

A agenda de Cristina inclui na segunda-feira uma reunião com seu colega cubano, o general Raúl Castro, e na quarta-feira viajará a Caracas para se encontrar com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

A viagem da governante argentina coincide com a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e Cristina reforçará a mensagem de que é preciso eliminar o bloqueio comercial que Washington aplica a Cuba desde 1962.

Vários governantes latino-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendem o fim do bloqueio à ilha.

A viagem de Cristina é também um claro sinal da crescente independência da América Latina em relação aos Estados Unidos, já que era impensável há pouco tempo ver um presidente sul-americano viajando a Cuba no momento da posse de um líder americano.

O avião da presidente argentina aterrissou pouco antes do amanhecer no aeroporto José Martí, onde foi recepcionada pelo ministro das Relações Exteriores cubano, Felipe Pérez Roque.

Esta é a primeira visita oficial a Cuba de um chefe de Estado da Argentina desde a realizada por Raúl Alfonsín, em 1986. EFE am/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG