geração perdida de crianças, diz Unesco - Mundo - iG" /

Crise pode criar geração perdida de crianças, diz Unesco

Nações Unidas, 19 jan (EFE).- Milhões de crianças nos países em desenvolvimento correm o risco de ficar sem educação por causa da crise econômica, segundo um relatório da Unesco divulgado hoje.

EFE |

O documento diz que a desaceleração econômica, o aumento da pobreza e os ajustes orçamentários lançaram dúvidas sobre a possibilidade de que o mundo alcance em 2015 o objetivo de garantir a escolarização primária universal.

"Muitos países pobres enfrentam a perspectiva imediata de uma recessão em seus sistemas educacionais. Não podemos permitir que surja uma geração perdida de crianças sem acesso à educação", disse em comunicado a diretora geral da Unesco.

O relatório lembra que ainda há cerca de 72 milhões de menores no mundo sem nenhuma escolarização, apesar dos avanços alcançados nesse aspecto nos últimos dez anos.

A Unesco pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que convoque uma conferência internacional de alto nível para abordar o problema do corte de investimentos em educação por conta da crise global, já que os países ricos descumpriram a promessa de 2000 de ajudar todas as nações que se comprometessem seriamente em fornecer ensino a seus cidadãos.

Além disso, pediu um maior comprometimento aos países em desenvolvimento, com um aumento do investimento em educação até alcançar 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB). EFE jju/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG