FT - Mundo - iG" /

Crise pode causar onda de venda de papéis de emergentes, diz FT

Os papéis dos mercados emergentes estão entre os primeiros vendidos por investidores diante do colapso do banco de investimento americano Lehman Brothers por temores de uma desaceleração no crescimento mundial e aumento da tensão no sistema financeiro global, diz artigo publicado nesta quarta-feira no jornal britânico Financial Times. O chefe de pesquisa de mercados emergentes da RBC Capital Markets, Nick Chamie, citado no Financial Times, disse que os mercados emergentes estão cambaleando por causa de um significativo aumento na aversão a risco, uma tendência verificada no início desta semana.

BBC Brasil |

Segundo o jornal, "os mercados de títulos da Argentina foram devastados na terça-feira, à medida que o risco de crédito atingia as maiores altas em meio a uma súbita onda de aversão a risco".

"O mercado de ações da Rússia sofreu sua maior queda em um único dia desde a crise financeira de 1998...o da Ucrânia despencou 14%", diz o jornal.

"No mercado de moedas, o won sul-coreano registrou sua maior queda em uma década, tendo sua maior desvalorização frente ao dólar em quatro meses."
"O real brasileiro seguiu com uma queda que fez com que ele perdesse 7% de seu valor desde o começo de agosto", diz o FT.

A reação adversa foi sentida também nos papéis da dívida da Venezuela, e o mercado russo, disse o artigo do jornal britânico.

    Leia tudo sobre: crise nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG