Crise financeira tira o foco do tema central da Cúpula Ibero-Americana

Alejandro Varela. San Salvador, 28 out (EFE).- A crise econômica mundial como assunto de urgente interesse tira o foco do tema central Juventude e Desenvolvimento, com o qual foi convocada a 18ª Cúpula Ibero-Americana que acontecerá de 29 a 31 de outubro em San Salvador (El Salvador).

EFE |

Será "inevitável" que os presidentes e chefes de Estado ibero-americanos dediquem grande parte da reunião em San Salvador para estabelecer posições conjuntas sobre a crise financeira mundial, disseram à Agência Efe diversas fontes diplomáticas vinculadas à organização da cúpula.

"Já há um acordo generalizado para que a crise financeira seja o tema central em San Salvador do espaço que os presidentes dedicam nas cúpulas para debater assuntos que a princípio não estão incluídos na agenda estabelecida", disse à Efe o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias.

Também em recente entrevista à Efe, a chanceler de El Salvador, Marisol Argueta, afirmou que a crise "preocupa todas as nações ibero-americanas" e antecipou que a cúpula de San Salvador será "definitivamente um momento oportuno" para abordá-la.

"Quando existem temas de relevância tão grande, que não necessariamente estão vinculados ao central, sempre há espaço para poder elaborar e aprovar declarações que abordem um tema específico", acrescentou.

Na véspera da cúpula, o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mexicano Ángel Gurría, prevê apresentar em San Salvador o relatório "Perspectivas Econômicas da América Latina 2009".

O tema central da cúpula, "Juventude e Desenvolvimento", propiciou até o momento poucas propostas concretas que se conheçam publicamente e o Governo salvadorenho não apresentou um documento específico para ser submetido ao debate dos líderes ibero-americanos.

O arcebispo de San Salvador, Fernando Sáenz Lacalle, manifestou recentemente sua preocupação pela falta de difusão dos documentos que serão discutidos na cúpula.

"Preocupo-me com a falta de transparência em torno dos compromissos que se pretendem assumir na próxima Cúpula Ibero-americana de Juventude", disse em entrevista coletiva.

O tema "Juventude e Desenvolvimento" foi escolhido para ser analisado na 18ª edição da Cúpula Ibero-Americana pelo Governo de El Salvador, como país anfitrião, com o consentimento da Secretaria-geral Ibero-americana (Segib).

O objetivo é "aproximar as visões e as posições de cada país" para poder estabelecer "políticas públicas que possam ser adaptadas e aplicadas" em benefício dos jovens, segundo a chanceler salvadorenha.

A 18ª Cúpula Ibero-Americana será realizada no Centro de Feiras e Convenções de San Salvador, situado no centro da cidade e constituído por diversos pavilhões que foram reformados para a ocasião.

Segundo o diretor de Comunicação da Presidência de El Salvador, Marvin Quinteros, 5.303 pessoas foram credenciadas para participar da cúpula.

Dessas credenciais, 937 são para jornalistas, dos quais 343 representam meios de comunicação estrangeiros.

O Governo salvadorenho preparou um plano de segurança que inclui dois mil soldados da Polícia Nacional, das Forças Armadas e do Estado-Maior presidencial.

O presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, anunciou que a cantora colombiana Shakira falará sobre o programa da Fundação América Latina em Ação Solidária (Alas), em favor da infância.

Criada em 2006 por um grupo de influentes artistas, intelectuais e líderes empresariais da América Latina, a Fundação Alas é uma organização sem fins lucrativos que procura gerar um compromisso social de atendimento às crianças latino-americanas.

Já o cantor mexicano Alejandro Fernández fará um show para os chefes de estado e de Governo ibero-americanos. EFE av/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG