Crise do Tratado de Lisboa e relações com Cuba centram Conselho da UE

Luxemburgo, 16 jun (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores da União Européia (UE) se reúnem hoje para preparar a cúpula das próximas quinta-feira e sexta-feira, avaliar as conseqüências da rejeição irlandesa ao Tratado de Lisboa, e revisar as relações com Cuba.

EFE |

O "não" do povo irlandês convulsionou totalmente a agenda do bloco de 27 países.

A incumbência deste Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores é preparar a "cúpula" de chefes de Estado e de Governo que será realizada em Bruxelas e que passou de ser um encontro rotineiro para se transformar em uma reunião de crise.

Os preparativos para o início a partir de 1º de janeiro de 2009 das disposições do novo tratado vão sofrer uma detenção brusca.

Novas regras de funcionamento, novos órgãos, novos cargos, um serviço diplomático europeu, tudo ficou por enquanto em suspenso.

Até o calendário da ampliação - Croácia é o primeiro da lista de espera - pode sofrer um atraso.

Desde que foi conhecido o resultado do plebiscito irlandês se multiplicaram os apelos dos responsáveis europeus para que continue a ratificação parlamentar nos oito países que ainda não a concluíram: Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Chipre, Itália, Espanha, Holanda e Bélgica.

Por enquanto, esse compromisso formal de não paralisar as ratificações é a única resposta à crise que pode ser esperada do Conselho de hoje e da cúpula da quinta e sexta-feira.

Os ministros também tentarão chegar a um acordo sobre a revogação definitiva das "sanções" diplomáticas impostas a Cuba em 2003, gesto com o qual se pretende favorecer o diálogo e influir na democratização da ilha.

As sanções - congeladas em 2005 - limitaram as visitas governamentais de alto nível, reduziram a importância da participação dos países da UE nas manifestações culturais cubanas e estreitaram os laços com a oposição ao regime comunista. EFE jms-met/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG