Crise alimentar e energias renováveis serão temas principais da reunião entre Zapatero e Lula

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se reunirá na quinta-feira em Brasília com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, única e breve escala rumo a Lima, onde participará da V Cúpula América Latina-União Européia.

AFP |

"As energias alternativas relacionadas ao tema dos alimentos" farão provavelmente parte da agenda de ambos os líderes, informaram nesta terça-feira fontes do governo espanhol.

A crise alimentar atual em alguns países, devido em parte à produção de biocombustíveis, que tem o Brasil como um país pioneiro, será também um dos temas centrais da V Cúpula América Latina e Caribe-União Européia (ALC-UE), que será realizada nos dias 15 e 16 de maio em Lima.

Lula e Zapatero também abordarão a possibilidade de uma "ajuda humanitária alimentar ao Haiti", embora este assunto "vá receber um tratamento mais específico" na reunião de cúpula de Roma da organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de 3 a 5 de junho, da qual os dois presidentes deverão participar.

Além da situação geral na América Latina, no café da manhã de trabalho que Zapatero e Lula terão antes de viajar para Lima também conversarão sobre a situação das Metas do Milênio da ONU, que visam a reduzir a pobreza pela metade até 2015, e sobre a próxima Conferência Mundial sobre a Aids, que será realizada de 3 a 8 de agosto no México.

gr/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG