Críquete e Bollywood são afetados por terrorismo em Mumbai

Agus Morales. Mumbai (Índia), 5 dez (EFE).- A indústria cinematográfica da Índia - conhecida como Bollywood - e o críquete, os dois fenômenos de massa que mais aproximam indianos e paquistaneses, sofrem as conseqüências do ataque terrorista a Mumbai, com o cancelamento de torneios e o receio em relação a artistas do Paquistão.

EFE |

A popular competição mundial organizada pela Liga Indiana de Críquete (ICL) permanece suspensa desde os atentados, enquanto a visita da seleção indiana ao Paquistão, prevista para o mês de janeiro, está ameaçada.

O ministro de Relações Exteriores indiano, Pranab Mukherjee, não quis se pronunciar em uma entrevista a um canal local sobre as partidas previstas entre as duas equipes de críquete, um evento esportivo muito esperado e que foi afetado pela escalada de tensão entre Islamabad e Nova Délhi.

"Não deveríamos misturar o esporte com a política", disse à Agência Efe, por telefone, o jogador de críquete da ICL, Rakesh Patel, que, no entanto, explicou que entende que alguns atletas indianos não queiram ir ao Paquistão.

"Todos querem jogar, esta é uma perda muito grande, para os jogadores, para todos, mas o país também perdeu muitas coisas, os terroristas mataram muita gente", lamentou.

Além disso, a seleção inglesa, que a Índia derrotou por 5-0 em novembro, tinha previsto jogar a revanche em Mumbai, mas decidiu transferir as partidas para a cidade de Chennai.

Até a Copa do Mundo de Críquete de 2011, que deveria ser sediada por Índia , Paquistão e Sri Lanka, pode ser transferida para Austrália e Nova Zelândia devido aos problemas de segurança no sul da Ásia.

Nesta sexta, os chefes das federações destes países se reunirão em Colombo para discutir os rumos da Copa do Mundo e analisar o impacto dos ataques terroristas no críquete.

A Federação dos Jogos da Commonwealth teve que confirmar ontem, em comunicado, que a próxima edição, em 2010, será realizada em Nova Délhi perante os rumores de que o evento poderia ocorrer em outro país.

Os problemas surgidos após o os ataques terroristas em Mumbai não estão restritos ao mundo do esporte - onde inclusive um jogador de críquete paquistanês encorajou seus compatriotas que jogam em equipes indianas a abandoná-las -, mas também na indústria cinematográfica.

O presidente do Shiv Sena, partido hinduísta que governa Mumbai, Abhijit Panse, afirmou à Efe que sua legenda fará todo o possível para que artistas paquistaneses "não participem de filmes rodados na Índia", nem em programas de televisão.

"Nenhum paquistanês tem que vir aqui, nenhum jogador de críquete, nem nenhum artista. Todos os indianos têm os mesmos sentimentos que nós", afirmou Panse, que, no entanto, admitiu a dificuldade legal que seu partido enfrentará para garantir a iniciativa.

Segundo o presidente da cadeia de cinemas Fun Cinemas, Vishal Kapoor, a indústria cinematográfica indiana espera perdas "entre 20% e 25%" no mês que vem por causa dos ataques terroristas, que resultaram na morte de 188 pessoas.

No sábado passado, quando as forças de elite puseram fim ao pesadelo e mataram os últimos terroristas que ocupavam o luxuoso hotel Taj Mahal, a exuberante atriz Bipasha Basu e o veterano Amitabh Bachchan foram alguns dos poucos que se mostraram dispostos a continuar gravando, segundo a agência "Ians".

"Passei muitas noites no Taj. Lembro-me do seu amável pessoal com carinho. Voltará a ser o Taj de sempre?", perguntou-se a jovem atriz Preity Zinta, que nos últimos anos tornou-se um dos ícones de Bollywood.

"Inclusive, se o reabrirem, nos sentiremos confortáveis com a forte presença de pessoal de segurança e a lembrança da violência?", acrescentou, em declarações à "Ians".

No entanto, a população indiana segue lotando os cinemas, inclusive em Mumbai, reforçando as palavras do historiador Ramachandra Guha, que em seu último livro aventurou-se a dizer que enquanto os filmes em híndi forem vistos e suas canções cantadas, a Índia sobreviverá. EFE amp/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG