Quatro ursinhos de pelúcia, vestidos com verdadeiras roupas de astronautas, foram lançados ao espaço por um grupo de crianças desde a cidade britânica de Cambridge.

A experiência faz parte de uma iniciativa da Universidade de Cambridge para tornar as crianças mais interessadas em ciências.

Foram os próprios alunos de duas escolas locais, com idades entre 11 e 12 anos, que desenharam e fizeram as roupas de astronauta usadas pelos ursinhos.


Ursos foram enviados ao espaço por alunos britânicos / Cambridge University Spaceflight Team

Ajudados por um balão de gás hélio, os brinquedos chegaram a uma altitude de 30 mil metros, superando 99% da atmosfera terrestre.

Divertido

A "missão" durou 2h09min. Durante este tempo, os alunos monitoraram a posição dos ursinhos por GPS.

Com seus pára-quedas, os quatro brinquedos aterrissaram em segurança ao norte da cidade de Ipswich, a cerca de 100 km do local onde foram lançados, depois de terem enfrentado temperaturas entre -40ºC e -53ºC.

O professor Steve Hinshelwood, que coordena clubes de ciência em escolas da região de Cambridge, disse ao jornal The Guardian que as crianças se divertiram muito com a experiência.

"De repente, conceitos científicos como isolamento térmico, convecção, condução de calor e radiação, ou ainda pressão atmosférica e flutuação se tornaram interessante para essas crianças", afirmou. "Acho que elas nem se deram conta do quanto aprenderam."

Leia mais sobre exploração espacial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.