Criador do escotismo discutiu alianças com emissário de Hitler

O criador do escotismo, o lorde Baden-Powell, teve contatos com representantes de Adolf Hitler dois anos antes do início da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de discutir uma possível aliança com a Juventude Hitlerista.

EFE |

Segundo publica hoje a imprensa britânica, documentos desclassificados pelo MI5, a agência de contra-espionagem do Reino Unido, indicam que os encontros entre o criador dos escoteiros e o então embaixador alemão em Londres, Joachim von Ribberntrop, deixaram as autoridades em alerta.

Enquanto ocorriam as reuniões, as autoridades tinham detectado um repentino aumento de excursões ao Reino Unido da Juventude Hitlerista (Hitlerjugend), que tinham lições sobre antissemitismo e pregavam a supremacia da 'raça ariana'.

Os documentos secretos mostram que Baden-Powell não escondia sua admiração pela ideologia nazista e o movimento juvenil alemão, como aponta, por exemplo, uma nota interna que escreveu após uma visita em 1937 do alto dirigente Hartmann Lauterbacher.

Em outra ocasião, após jantar com o embaixador Von Ribberntrop, considerado o arquiteto da política externa de Hitler, refletiu em uma carta sua intenção de aproximar as duas organizações para manter a paz entre os dois países.

"O (embaixador) vê o escotismo como uma poderosa agência para alcançá-lo se pudermos manter laços estreitos com o Movimento Jugend da Alemanha. Disse a ele que estava totalmente a favor de qualquer medida que favorecesse o entendimento entre nossos países", escreveu.

Baden-Powell, que considerava "Mein Kampf" ("Minha Luta", de Adolf Hitler) um "livro maravilhoso", confirmou mais adiante que o diplomata o tinha convidado a viajar para Berlim para ter um encontro com o próprio Hitler.

No entanto, os relatórios do MI5 revelam que o criador dos escoteiros foi, na realidade, uma vítima do jogo duplo dos alemães.

Enquanto em público Von Ribberntrop falava com entusiasmo da grande aliança britânico-alemã, em particular já advertia Hitler que a guerra com Londres era inevitável.

Leia mais sobre escotismo

    Leia tudo sobre: escotismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG