Criador da Web é vítima de fraude ao comprar presente pela internet

LONDRES - O cientista Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web (www), sentiu na pele os riscos de fazer uma transação econômica na rede virtual que ajudou a criar, após pagar por um presente de Natal que nunca recebeu.

EFE |

AP

Berners-Lee na comemoração de 20 anos da internet em Genebra

Berners-Lee revelou o ocorrido em entrevista ao jornal britânico "The Sunday Telegraph", no qual expressou sua preocupação com os problemas de segurança na rede.

O criador da Web deu estas declarações às vésperas de iniciar sua participação na conferência Web Science 09, em Atenas, na qual serão discutidos o futuro da rede e seus principais desafios - um dos principais, segundo Berners-Lee, seria justamente a segurança on-line.

O cientista explicou que foi vítima da fraude por não ter sido suficientemente cuidadoso, já que um simples telefonema para o número de telefone que a empresa virtual disponibilizava em seu site poderia provar que a companhia não existia.

Durante a entrevista, Berners-Lee disse que este tipo de acontecimento demonstra que os delitos na internet devem ser combatidos com a mesma contundência do que os crimes ocorridos no mundo real.

Ele sugeriu a assinatura de acordos internacionais que garantam o combate a criminosos da internet mesmo que estes estejam em um país diferente do qual vive a vítima de uma fraude.

Berners-Lee ressaltou também que é preciso fazer esforços complementares contra vírus e e-mails que paralisam redes de computadores e sites.

Neste sentido, o cientista falou sobre a criação de meios que permitam isolar os sistemas infectados até que sejam desinfetados, com o objetivo de proteger não só a si mesmo, mas também ao restante dos usuários da rede.

Neste mês é celebrado o 20º aniversário da invenção de Berners-Lee, que criou a www como um meio para que os cientistas trocassem informações sem pensar que a rede iria transformar na maneira como a humanidade se comunicaria de forma tão intensa.


Leia mais sobre internet

    Leia tudo sobre: internet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG