Madri, 28 jan (EFE).- A reportagem intitulada O Islã dos Manos, sobre o crescimento desta crença nas periferias do Brasil, levou a jornalista brasileira Eliane Brum a ser agraciada hoje com o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Imprensa.

O texto foi publicado na revista "Época" em 2 de fevereiro de 2009.

O extenso trabalho de Brum aborda a expansão do Islã nas periferias brasileiras, mas a análise se concentra, especialmente, em São Paulo.

O júri da 27ª edição dos prêmios, convocados anualmente pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), avaliou a originalidade e a oportunidade da reportagem, porque "mostra que as novas tendências religiosas na América Latina não se limitam à expansão de seitas evangélicas".

O júri destacou que a investigação de Brum permite, ao mesmo tempo, "refletir sobre a inovadora presença do Islã no mundo ibero-americano".

Brum narra as histórias pessoais e as 'aventuras' de convertidos ao Islã, em muitos casos determinadas pela pobreza e pela exclusão social.

O trabalho jornalístico relaciona o contexto destes problemas com o êxito do Islã nessas camadas baixas da população brasileira.

Embora o Islã continue sendo minoritário no Brasil, a reportagem de Brum aponta, sem alarmismo, para um desenvolvimento notável desta crença.

O material gráfico que acompanha o trabalho da jornalista e documentarista, de 43 anos, reforça seu valor informativo, longe de qualquer parcialidade.

Eliane Brum trabalhou durante 11 anos no jornal "Zero Hora", de Porto Alegre, e desde 2000 escreve para a "Época".

A jornalista publicou três livros de reportagens, premiados no Brasil, e recebeu cerca de 40 prêmios de jornalismo, nacionais e internacionais.

Seu primeiro documentário, "Uma História Severina" (2005), no qual trabalhou como codiretora e roteirista, recebeu mais de 20 prêmios.

O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria de Imprensa oferece 6 mil euros (US$ 8,4 mil). EFE jas/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.