Costa Rica tem primeira morte e gripe chega a 30 países

O governo da Costa Rica anunciou neste sábado uma morte no país em decorrência da gripe suína, a primeira registrada fora da América do Norte. Segundo o Ministério da Saúde da Costa Rica, a vítima é um homem de 53 anos que sofria de diabetes.

BBC Brasil |

De acordo com os últimos dados divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados 3.440 casos da doença em 29 países.

A relação da OMS, porém, ainda não inclui a Noruega, que neste sábado anunciou seus primeiros dois casos de gripe suína, elevando assim para 30 o número de países afetados.

Também neste sábado Austrália e Japão já haviam confirmado seus primeiros casos de contaminação.

Brasil
No Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite de sexta-feira dois novos casos da doença, elevando o número total para seis (dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um em Santa Catarina).

Um desses pacientes cujo diagnóstico foi confirmado na sexta-feira adquiriu a doença no Brasil, depois de ter contato com um paciente infectado no México, no que seria o primeiro caso de transmissão do vírus dentro do território nacional. Os outros cinco doentes haviam contraído a gripe no México ou nos Estados Unidos.

Em nota divulgada neste sábado, o Ministério da Saúde disse que "até o momento" considera a transmissão de pessoa para pessoa no país "limitada e sem sustentabilidade".

Segundo o ministério, há no país 30 casos suspeitos da doença, cujas amostras ainda estão em exame laboratorial, e outros 25 casos em monitoramento.

México e EUA
O México, país onde a gripe suína foi primeiro diagnosticada, atualizou neste sábado os números sobre a doença. Segundo o governo mexicano, há 1.626 pessoas infectadas e 48 mortes confirmadas.

Os Estados Unidos já ultrapassaram o México e são o país com o maior número de casos confirmado: 2.254.

Foram registradas duas mortes nos Estados Unidos, sendo uma das vítimas um bebê mexicano que estava no Texas.

O Canadá registrou uma morte e tem 281 casos confirmados.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG