Costa Rica confirma 2º caso de gripe suína no país

San José, 28 abr (EFE).- A ministra da Saúde da Costa Rica, María Luisa Ávila, confirmou hoje o segundo caso de febre suína no país, um homem de 29 anos que se encontra internado em um hospital estadual.

EFE |

Além disso, o Governo decretou uma emergência sanitária nacional "para extinguir ou evitar a propagação da epidemia".

Ávila explicou à imprensa que o novo caso é de um costarriquenho que retornou na sexta-feira passada do México e que sua situação é estável.

Este é o segundo caso registrado em um só dia na Costa Rica, após o anúncio feito esta manhã de que uma jovem de 21 anos deu positivo ao exame de gripe suína.

A jovem costarriquenha se mantém assintomática e fora de perigo.

A ministra informou também de um terceiro paciente qualificado de "altamente suspeito", cujos resultados poderiam estar prontos nas próximas horas.

Ao contrário do primeiro caso, que foi atendido em um hospital de San José no sábado e já recebeu alta, o segundo paciente positivo permanece internado no hospital San Vicente de Paul, na província de Heredia, 14 quilômetros ao norte da capital costarriquenha, onde se mantém estável.

As autoridades informaram ainda que hoje foram registrados outros 14 casos suspeitos, que se encontram sob estudo. EFE nda/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG