Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Costa Leste vive onda de calor, e inundações tomam centro dos EUA

A primeira onda de calor, desde agosto de 2006, na costa leste dos Estados Unidos, pode se traduzir por temperaturas recordes em Nova York, num momento em que o centro do país sofre com inundações, após as violentas tempestades que continuavam nesta segunda-feira.

AFP |

De acordo com a imprensa local, as fortes chuvas deixaram pelo menos oito mortos, e milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações e cortes de eletricidade.

Em algumas regiões, todas as estradas estão bloqueadas, informou o porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional, Pat Slattery. Várias pontes foram fechadas, e uma ponte suspensa no Iowa (centro) desmoronou, acrescentou.

Vários tornados violentos castigaram nove estados, no fim de semana, indo do Texas (sul) a Minnesota (norte).

O governador de Indiana (norte) fez um apelo à Guarda Nacional para a construção de diques temporários, e o estado de urgência foi declarado em 23 condados.

Na Costa Leste dos EUA, uma onda de calor começou no último sábado, e a Meteorologia previa, para Nova York, um recorde desde 1933, chegando a 36,7°C.

"Há boas chances de bater o recorde de temperatura para um dia 9 de junho", atingido em 1933 (36,1°C), disse à AFP Gary Conte, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional.

Em Washington, a temperatura era de 33,9°C nesta segunda-feira, informou Calvin Meadows, dos Serviços Meteorológicos da capital federal. O recorde para Washington aconteceu em 1874, com 38,9°C, completou.

Cortes de energia aconteceram no Brooklyn, onde o serviço deve ser restabelecido no final do dia, de acordo com um porta-voz da concessionária Con Edison, que abastece a cidade de Nova York.

Alguns ramais do metrô também foram paralisados, sobretudo, uma parte da linha G no sentido Brooklyn, que parou de circular desde o início da manhã, após uma pane elétrica.

A onda de calor é definida por três dias consecutivos com uma temperatura além de 32,2°C. O índice de calor, que leva em consideração a umidade para expressar a sensação de temperatura, pode chegar a 41,7°C na parte da tarde.

mso/tt/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG