Costa leste dos EUA ameaçada pelo aumento do nível dos oceanos

A costa leste dos Estados Unidos e, em particular a região de Nova York, está entre as áreas mais vulneráveis ao aumento do nível dos oceanos previsto para o século XXI, segundo estudo que será publicado segunda-feira por uma revista britânica.

AFP |

Durante o século XXI, o nível da água dos mares desta região do mundo deve crescer duas vezes mais rápido que nos demais oceanos, segundo o principal autor do estudo publicado pela Nature Geoscience, Jianjun Yin, da Universidade do Estado da Flórida em Tallahassee.

As previsões lançadas por este pesquisador mostram que, em 2100, o nível da água ao longo da costa nova-iorquina será entre 36 e 51 centímetros mais elevado do que é hoje.

Entre 15 e 23 centímetros deste aumento serão decorrentes da desaceleração das correntes oceânicas provocada pelo aquecimento climático.

Além dos riscos de inundação, "um aumento rápido do nível das águas pode colocar em risco outras cidades, além de Nova York, ameaçadas por furacões e por fortes tempestades de inverno", segundo o estudo.

gcv/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG