Costa do Texas se prepara para receber o furacão Ike

As autoridades do Texas começaram a ordenar retiradas nesta quarta-feira, diante da aproximação do furacão Ike, que atravessa o Golfo do México em direção ao estado americano.

AFP |

As autoridades lançaram uma ordem de evacuação obrigatória para as zonas costeiras ao sul de Galveston, Texas, nesta quarta-feira, segundo funcionários do condado de Brazoria.

Depois de arrasar Cuba, o Ike avançava pelo Golfo do México, onde estão localizadas muitas refinarias americanas, e seguia para o sul do Texas, onde pode chegar no início de sábado, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

A companhia anglo-holandesa Shell anunciou que completaria a retirada de seus funcionários das instalações marítimas nesta quarta-feira.

Às 12h00 GMT (09h00 de Brasília) desta quarta-feira, o olho do Ike se situava 230 quilômetros ao norte do extremo oeste de Cuba e avançava a 13 quilômetros por hora, indicou o NHC.

Com ventos sustentados de 140 km/h, o Ike -em categoria um na escala Saffir-Simpson-, poderá se fortalecer nas águas quentes do Golfo do México, acrescentou, antecipando que poderá chegar ao Texas como furacão de categoria 3.

O governador do Texas, Rick Perry, declarou ameaça de desastre em 88 condados e na zona costeira, para ajudar a liberar recursos e abrir caminho para a chegada de ajuda federal.

Em sua passagem pelo Caribe, o Ike deixou mais de cem mortos, a maioria no Haiti, e quatro em Cuba.

mdl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG