Cosmonautas russos fazem nova saída ao espaço

Dois cosmonautas russos, da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), fizeram nesta terça-feira uma nova saída ao espaço para terminar o trabalho iniciado durante a anterior, na última sexta, informou o Centro russo de Controle de Vôos Espaciais (Tsoup).

AFP |

Serguei Volkov e Oleg Kononenko tinham autonomia máxima de seis horas, acrescentou o Tsoup, citado pela agência de notícias Interfax.

Na sexta-feira, ambos fizeram, com sucesso, uma saída de pouco mais de seis horas, conseguindo recuperar um artefato que, em um passado recente, foi a causa de dois regressos particularmente difíceis à Terra.

Ambos os cosmonautas "cumpriram, então, sua missão principal", que era retirar uma porca explosiva e colocá-la em uma caixa, "onde será guardada até sua volta à Terra", explicou o Tsoup.

Segundo os especialistas, uma falha no funcionamento de uma das cinco porcas explosivas, que permitem a separação da cápsula que traz os cosmonautas do compartimento de serviço para a Terra, provocou aterrissagens muito turbulentas em abril de 2008 e outubro de 2007.

Ambos os incidentes aconteceram, porque "uma das cinco porcas explosivas não funcionou", e a separação se deu muito tarde, chegou a comentar o chefe da Agência Espacial russa, Anatoli Perminov.

bds/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG