Corte Eleitoral entrega a Congresso resultado do referendo na Bolívia

La Paz, 6 fev (EFE).- A Corte Nacional Eleitoral (CNE) entregou hoje ao Congresso da Bolívia os resultados oficiais do referendo pelo qual se aprovou, no dia 25 de janeiro, a nova Constituição promovida pelo Governo de Evo Morales.

EFE |

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, que também é presidente do Congresso, recebeu do titular da CNE, José Luis Exeni, a apuração final oficial que dá à nova Carta Magna 61,4% de votos a favor.

Exeni anunciou aos meios de imprensa que em dez dias deve apresentar uma proposição de lei de modificação do código eleitoral para melhorar a qualidade dos processos na Bolívia e para facilitar a transição ao novo regime que deverá emanar da nova Constituição.

O presidente da CNE adiantou que a proposta será orientada para que o processo de transição seja ordenado e Bolívia tenha todas as condições técnicas necessárias para realizar os seguintes processos que estão em agenda.

O Congresso deve aprovar nas próximas horas o resultado recebido da CNE para enviá-lo ao Governo, que já anunciou para amanhã sábado um grande ato para promulgar a nova Carta Magna.

Participam do ato, que acontecerá na cidade de El Alto, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, e a vencedora do prêmio Nobel da Paz 1992, a líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, como principais convidados internacionais. EFE az/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG