Corte da Califórnia se pronuncia sobre proibição do casamento homossexual

A Suprema Corte da Califórnia se pronunciará nesta terça-feira sobre o casamento homossexual nesse estado, onde uma histórica decisão permitiu em 2008 a realização de milhares de casamentos, que depois ficaram no limbo legal pela aprovação de uma iniciativa contrária.

AFP |

A Corte divulgará sua posição às 10h00 (14h00 de Brasília) e espera-se que os juízes confirmem os resultados de um referendo de novembro passado que redefiniu o matrimônio no estado como a união entre um homem e uma mulher.

Apesar disso, especialistas em leis consideram que é pouco provável que a decisão seja retroativa, o que não afetaria o status de 18.000 casais homossexuais que se casaram na Califórnia no ano passado, antes do referendo.

A decisão de terça-feira ocorreu no momento em que vários outros estados norte-americanos incorporaram leis que permitem o casamento entre casais do mesmo sexo.

Maine, Connecticut, Massachusetts, Vermont (nordeste) e Iowa (centro) legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto New Hampshire e Nova York analisam medidas desse tipo.

rcw/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG