CORREÇÃO-Pés de maconha achados perto de incêndio na Califórnia

(Corrige no primeiro parágrafo de 35,6 hectares para 35.600 hectares) SANTA BARBARA, Califórnia (Reuters) - Cerca de 30 mil pés de maconha foram apreendidos em uma fazenda de um cartel de droga mexicano num canto distante dentro de uma floresta nacional atingida por um incêndio que queimou uma área 35.600 hectares, informaram autoridades da Califórnia.

Reuters |

As autoridades disseram que a chama se espalhou em 8 de agosto a partir de uma fogueira acessa por cultivadores de maconha acampados nas montanhas da Floresta Nacional Los Padres, cerca de 240 quilômetros a noroeste de Los Angeles.

Os suspeitos, acredita-se que entre dois e seis, fugiram para a área vizinha e continuam foragidos, disseram as autoridades. Investigadores descobriram o local da plantação dias depois quando procuravam a origem do incêndio.

A maconha foi relacionada aos traficantes de drogas do México em parte devido ao tamanho e a sofisticação do cultivo, informaram autoridades do condado de Santa Barbara.

"Há outras evidências que sugerem isso também, e algumas dessas são evidências que nós não podemos falar", disse à Reuters o porta-voz do delegado, Drew Sugars.

Uma plantação de 30 mil mudas de canabis, algumas com até 1,8 metro de altura, foi encontrada ao lado de uma montanha, onde os cultivadores desviaram um rio próximo para fazer a irrigação, informou Sugars. A maioria da plantação sobreviveu ao fogo, disse.

Também foi encontrado no local tanques de propano, tubos de irrigação, contêineres de fertilizante vazios, um forno à lenha, montanhas de lixo e um fuzil semiautomático.

O incêndio queimou cerca de 36 hectares, de longe o maior que já ocorreu na floresta causado por suspeitos traficantes de drogas, informou em uma coletiva de imprensa o representante especial do Serviço Florestal dos Estados Unidos, Russ Arthur.

Autoridades disseram que 2009 tem sido até agora um ano chave para o extermínio da maconha pelo Serviço Florestal e pela polícia do condado de Santa Barbara, onde mais de 250 mil plantações com um valor de cerca de 675 milhões de dólares foram localizadas.

Em julho deste ano, autoridades acabaram com 113 mil pés de maconha próximos da área onde o último incêndio começou, disse Sugars.

(Reportagem de Steve Gorman)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG