Correa tem pouco mais de 50% dos votos

O presidente Rafael Correa, que anunciou sua reeleição na votação de domingo com base nas pesquisas de boca-de-urna, tem 50,2% dos votos válidos e uma vantagem considerável sobre o ex-presidente Lucio Gutiérrez, após a apuração de 16,2% das urnas.

AFP |

  • Correa reivindica vitória eleitoral esmagadora no Equador
  • Correa tem uma vantagem de quase 20 pontos percentuais sobre Gutiérrez (30,4%), enquanto Alvaro Noboa aparece com 11,3% dos votos, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral.

    Os outros cinco candidatos juntos têm 8% dos votos.

    Antes de ter conhecimento dos resultados oficiais, o chefe de Estado anunciou uma vitória ampla, com base nas pesquisas de boca-de-urna.


    Rafael Correa vota em Quito

    Segundo as sondagens, Correa teria obtido a reeleição para um mandato de quatro anos com 55% dos votos, contra 28% de Gutiérrez.

    No entanto, o candidato de oposição se recusou a admitir a derrota e aguarda os resultados oficiais.

    Uma pesquisa da empresa privada Santiago Pérez mostra ainda que o governo conseguiu eleger pelo menos 61 dos 124 deputados da Assembleia Legislativa.

    O partido País superou assim com folga os 23 eleitos do opositor Sociedade Patriótica, de Gutiérrez.

    A pesquisa mostra ainda que o esquerdista Movimento Popular Democrático (MPD) conseguiu sete cadeiras, seguido pelos partidos de direita Social Cristão (PSC, 6) e Renovador Institucional Açãon Nacional (Prian, 4).

    Leia mais sobre: Equador

      Leia tudo sobre: equador

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG