se fez história - Mundo - iG" /

Correa qualifica cúpula da Unasul como bem-sucedida, onde se fez história

Quito, 29 ago (EFE).- O presidente equatoriano, Rafael Correa, qualificou hoje de bem-sucedida a Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), realizada na sexta-feira, na cidade argentina de Bariloche, e disse que se fez história em alguns aspectos.

EFE |

Correa reiterou a preocupação causada na região pela possível presença de tropas americanas em sete bases militares colombianas, mas insistiu que a reunião da Unasul conquistou avanços.

"Um passo importante foi dado em Bariloche, já que, de acordo com a resolução final, o Conselho de Defesa da Unasul pode inspecionar e supervisionar essas bases", acrescentou o líder, mas insistiu que "ainda há muitos motivos para se preocupar".

Além disso, assinalou que a resolução condenou o terrorismo e fez insistência no fortalecimento dos instrumentos regionais para lutar contra o narcotráfico.

"Acho que a reunião foi um sucesso. Leio que foi um fracasso, pelas tensões. Foi dura. O tema é difícil", reconheceu Correa, mas disse que a reunião "acabou em muita harmonia, se aprovou uma resolução por consenso, unanimemente".

Segundo ele "os temas foram discutidos com energia, mas com altura".

"A reunião teve êxito frente à delicadeza do tema que íamos tratar e, em alguns aspectos se fez história", afirmou o presidente equatoriano, já que a Unasul ordenou que seu Conselho de Defesa "inspecione todas as bases, não só as da Colômbia", mas de toda a América do Sul. EFE fa/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG